Expressões Redundantes
Ocorre
redundância quando, numa frase, repete-se uma idéia já contida num termo
anteriormente expresso. Assim, as construções redundantes são aquelas que
trazem informações desnecessárias, que nada acrescentam à compreensão das mensagens.
No dia-a-dia, muitas pessoas utilizam tais expressões sem perceber que, na
verdade, são inadequadas. Veja a seguir frases com expressões redundantes
freqüentemente utilizadas:
"Eu
e minha irmã repartimos o chocolate em METADES IGUAIS."
Ao dividir algo pela metade, as duas partes só podem ser "iguais"! |
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"O
casal ENCAROU DE FRENTE todas as acusações."
Seria possível que eles encarassem "de trás"? |
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"A
modelo ESTREOU seu vestido NOVO."
Seria possível que ela estreasse um vestido "velho"? |
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"Adoro
tomar CANJA DE GALINHA."
Se é canja que você toma, só pode ser "de galinha"! |
|
"O
estado EXPORTOU PARA FORA menos calçados este ano."
E como ele poderia fazer para exportar para "dentro"? |
|
"Quando
AMANHECEU O DIA, o sol brilhava forte."
Você já viu amanhecer a "noite"? |
|
"Tiradentes
teve sua CABEÇA DECAPITADA."
Alguém já viu um "pé" ser decapitado? Decapitação só existe da cabeça mesmo! |
Novo Acordo Ortográfico
HÍFEN
Não se
usará mais:
1. quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes ser
duplicadas, como em "antirreligioso", "antissemita",
"contrarregra", "infrassom". Exceção: será mantido o hífen
quando os prefixos terminam com r -ou seja, "hiper-",
"inter-" e "super-"- como em "hiper-requintado",
"inter-resistente" e "super-revista"
2. quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal
diferente. Exemplos: "extraescolar", "aeroespacial",
"autoestrada";
TREMA
Deixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados.
ACENTO
DIFERENCIAL
Não se usará mais para diferenciar:
1. "pára" (flexão do verbo parar) de "para" (preposição)
2. "péla" (flexão do verbo pelar) de "pela" (combinação da
preposição com o artigo)
3. "pólo" (substantivo) de "polo" (combinação antiga e
popular de "por" e "lo")
4. "pélo" (flexão do verbo pelar), "pêlo" (substantivo) e
"pelo" (combinação da preposição com o artigo)
5. "pêra" (substantivo - fruta), "péra" (substantivo
arcaico - pedra) e "pera" (preposição arcaica).
ALFABETO
Passará a ter 26 letras, ao incorporar as letras "k", "w" e
"y".
ACENTO
CIRCUNFLEXO
Não se usará mais:
1. nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo
dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver"
e seus derivados. A grafia correta será "creem", "deem",
"leem" e "veem"
2. em palavras terminados em hiato "oo", como "enjôo" ou
"vôo" -que se tornam "enjoo" e "voo".
ACENTO
AGUDO
Não se usará mais:
1. nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras
paroxítonas, como "assembléia", "idéia",
"heróica" e "jibóia"
2. nas palavras paroxítonas, com "i" e "u" tônicos, quando
precedidos de ditongo. Exemplos: "feiúra" e "baiúca" passam
a ser grafadas "feiura" e "baiuca"
3. nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com "u" tônico
precedido de "g" ou "q" e seguido de "e" ou
"i". Com isso, algumas poucas formas de verbos, como averigúe
(averiguar), apazigúe (apaziguar) e argúem (arg(ü/u)ir), passam a ser grafadas
averigue, apazigue, arguem.
GRAFIA
No português lusitano:
1. desaparecerão o "c" e o "p" de palavras em que essas
letras não são pronunciadas, como "acção", "acto",
"adopção", "óptimo" -que se tornam "ação",
"ato", "adoção" e "ótimo".
Produção de Texto
Quando
documentamos informações, sejam elas para um relatório, estudo de caso, boletim
informativo ou cartaz, é muito fácil simplesmente escrever tudo que sabemos
sobre o assunto. Isto pode ser muito enfadonho para os leitores! E também faz
com que eles não passem do primeiro parágrafo. Se decidirem continuar lendo,
eles podem perder muito tempo lendo coisas que não são relevantes para eles
antes de chegarem à parte que é realmente útil.
Para ter
certeza de que o seu documento é eficaz, há três coisas importantes a
considerar:
1 O
propósito
Pense sobre o motivo pelo qual você está escrevendo e não apenas sobre o que está escrevendo. Faça a si próprio as seguintes perguntas:
Pense sobre o motivo pelo qual você está escrevendo e não apenas sobre o que está escrevendo. Faça a si próprio as seguintes perguntas:
- O que quero alcançar? Que
mudança estou querendo?
- O que eu quero que o leitor
pense, aprenda ou faça?
Um
documento eficaz promove a ação. Se conseguir pensar no que quer que os
leitores façam, você será mais capaz de fornecer as ideias ou informações para
ajudá-los a fazê-lo. Colocar questões para discussão no final de um artigo
ajuda o leitor a pensar sobre como aplicar as informações à sua própria
situação.
2 O
público
A redação é eficaz, quando o leitor acha que o que você escreveu é útil. Não é apenas sobre o conteúdo que você precisa pensar, mas se o estilo e a linguagem são adequados para os seus leitores. Pense sobre estas perguntas:
A redação é eficaz, quando o leitor acha que o que você escreveu é útil. Não é apenas sobre o conteúdo que você precisa pensar, mas se o estilo e a linguagem são adequados para os seus leitores. Pense sobre estas perguntas:
- Quem é o seu público? Quem
são as principais pessoas com quem você quer se comunicar?
- Quais são os papéis e as
responsabilidades delas?
- O que ou quanto elas já
sabem?
- O que elas querem ouvir? O
que elas precisam ouvir?
- De que maneira o público
compreende melhor as informações e ideias? Uma discussão, uma demonstração
prática, um programa de rádio ou uma dramatização de papéis seria mais
adequado do que um texto escrito?
Faça de
conta que está falando com o seu público principal ao escrever. Isto o ajudará
a escrever da maneira adequada. Alguns públicos entendem palavras difíceis ou
técnicas, outros não. Assegure-se de que a linguagem seja adequada. Escolha
palavras curtas e simples sempre que possível. Se for necessário usar palavras
longas, tais como termos técnicos, que o seu público provavelmente não irá
entender, então, explique o que elas significam. Escreva frases com uma média
de 15 a 20 palavras.
3 A
mensagem principal
A mensagem é uma informação voltada para um grupo específico de pessoas. Resuma a sua mensagem principal em 15–20 palavras. Esta é a questão mais importante que você quer transmitir.
A mensagem é uma informação voltada para um grupo específico de pessoas. Resuma a sua mensagem principal em 15–20 palavras. Esta é a questão mais importante que você quer transmitir.
Pense
sobre como pode transmitir as informações da forma mais eficaz. Como você
incentivará as pessoas a agirem na prática?
Dicas para escrever um documento
Esboço
Antes de
começar, escreva um esboço do que quer dizer. O esboço ajudará a dar uma
estrutura ao documento, servirá de guia à medida que você escrever o primeiro
rascunho e ajudará a fazer com que o documento flua. Escreva uma frase que
contenha a mensagem principal e, depois, faça uma lista, por ordem, dos
principais argumentos que você quer apresentar.
Talvez
você queira mostrar o esboço aos seus colegas ou a um representante do seu
público principal para ajudá-lo a tornar o documento mais útil antes de escrever
o primeiro rascunho.
Título
O título
do documento deve definir o conteúdo no menor número de palavras possível. Um
bom título atrai a atenção do leitor. Use o título para transmitir a mensagem
principal, mostrar o conteúdo do documento ou como pergunta desafiadora. A
regra de ouro é mantê-lo curto: expresse somente uma ideia ou um assunto no
título.
Introdução
A
introdução é uma das partes mais importantes do documento. É a próxima coisa
que o leitor vai ler depois de ler o título. Se a introdução não atrair o
leitor, ele provavelmente não continuará lendo. A introdução pode:
- Ajudar o leitor a entender o
contexto do documento (ela pode consistir em informações básicas).
- Explicar o problema sobre o
qual você está falando.
- Mencionar a pergunta a que
você está tentando responder.
- Se estiver escrevendo um
estudo de caso sobre um projeto, você poderia explicar brevemente por que
o projeto foi iniciado, no que o projeto consistia e qual foi o impacto.
Às vezes,
a introdução é mais fácil de escrever depois de você já ter escrito a parte
principal do documento. A introdução deve ser curta. Escrevendo a sua mensagem
principal na introdução, você pode ter certeza de que o leitor ficará sabendo
algo, mesmo que ele decida não continuar lendo.
Boa iniciativa professor
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